terça-feira, 28 de julho de 2009

Síntese Conclusiva e Avaliativa.

No começo tive bastante dificuldades para manter o blog atualizado, mas com o passar do tempo fui notando que o blog poderia ao invés de um vilão ser uma aliado na busca de novas ferramentas não só de trabalho educacionais mas na troca de conhecimentos em geral.
Achei muito importante os debates dos textos trabalhados em sala, gostei muito da maneira que os temas foram abordados e um dois fatores que considerei primordial foi a trocas de ideias e experiências que tivemos ao longo do período.
Aprendi muito desde a construção do blog até essa postagem, notei que devo ter uma postura mais responsável diante da questão de datas, e tentar ser mais segura nas minhas ideias pois através das postagens notei que na maioria das vezes fazia um rascunho o qual modificava varias vezes antes de postar definitivamente, com isso perdia muito tempo...
Enfim ganhei muita experiência com essa nova forma avaliativa proposta, apesar de pensar que eu poderia ter feito um trabalho melhor penso que tudo é uma questão de adaptação e para uma primeira experiência considerei,
apesar de estressante as vezes,bem construtiva e espero que esse blog tenha uma vida pós TAELP, espero postar ainda muitas coisas interessantes.
Acho que é isso, o novo as vezes assusta porém temos que supera-lo e foi isso que tentei colocar em prática não sei se dei o meu melhor mas tentei e encarei de frente essa nova idéia, isso já é de grande valia.

quarta-feira, 1 de julho de 2009

Texto: Os problemas cognitivos envolvidos na construção da representação escrita da linguagem.

Os problemas cognitivos envolvidos na construção da representação da escrita.
Emília Ferreiro.

O texto fala sobre a construção da linguagem dividindo cada etapa de aprendizagem em níveis diferentes. Para Piaget os erros que as crianças cometem para procurar a solução dos problemas possuia uma lógica, e Piaget passou a trabalhar em torno disso procurando explicar como existe essa ligação entre o erro e a construção da aprendizagem.



1)No nível Pré-Silábico:
*não se busca correspondência com o som, não estabelece vínculo entre a fala e a escrita;
*as hipóteses das crianças são estabelecidas em torno do tipo e da quantidade de grafismo;
*diferencia entre desenho e escrita;
*utiliza no mínimo duas ou três letras para poder escrever palavras;
*representa coisas e usa desenhos para escrever;
*usa letras do próprio nome ou letras e números na mesma palavra;
*na maioria das vezes escreve coisas que só ela entende;


2)No nível Silábico:
*a criança compreende que as diferenças na representação escrita está relacionada com o "som" das palavras, o que a leva a sentir a necessidade de usar uma forma de grafia para cada som. Utiliza os símbolos gráficos de forma aleatória, usando apenas consoantes, ora apenas vogais, ora letras inventadas e repetindo-as de acordo com o número de sílabas das palavras.

-Silábico Alfabético:
*convivem as formas de fazer corresponder os sons às formas silábica e alfabética e a criança pode escolher as letras ou de forma ortográfica ou fonética.
*a criança já tem noção que a escrita representa o som da fala;
*já combina vogais ou consoantes;

3)Nível Alfabético:
*a sílaba não pode ser considerada uma unidade e que pode ser separada em unidades menores;
*já tem noção que a escrita tem uma função social: a comunicação;
*compreende o modo de construção do código da escrita;
*já sabe diferenciar sílabas;
*Possui noção silábica e já sabe construir palavras;








"Fazer é compreender, é compreender em ação, a minha hipótese é que ação constitui um conhecimento autônomo"

Jean Piaget

segunda-feira, 22 de junho de 2009

Textos: Práticas linguagem e alfabetização inicial na escola: Perspectiva Sociolingüística.

Práticas linguagem e alfabetização inicial na escola: Perspectiva Sociolingüística
Erik Jacobson.


O texto Erik Jacobson segue uma linha similar ao texto anteriores, trazendo uma visão crítica sobre a instituição escola existente propondo uma quebra com antigos paradigmas e cria novos traços para a alfabetização, reafirmando a ideia que não existe apenas uma forma de alfabetização. Um uma sociedade multi cultural, não existe espaço para uma única forma de educação, cada cultura possui uma singularidade que deve ser levada em consideração.
O texto aborda o fato dos meninos e meninas chegarem na escola já com uma bagagem cultural já que dominam antes mesmo de entra na escola formal e isso deve ser levado em consideração pelos professores, que devem trabalhar em cima desses conhecimentos pré vida escolar aprofundando e desenvolvendo-os.

domingo, 31 de maio de 2009

Texto: Contexto de Alfabetização na aula

Contexto de Alfabetização na aula
Ana Teberosky e Núria Ribeira.


O texto de Ana Teberosky e Núria Ribeira, trata a relação aluno escola de uma maneira diferenciada, achei fantástico como são quebrados antigos paradigmas e como surgem ideias mas próximas da realidade do aluno. Nesse texto se propõe um trabalho que valoriza os conhecimentos que o aluno leva até escola e não apenas os que a instituição tem a passar, desenvolvendo cada dia mais esses conhecimentos e construindo novos ao longo do período escolar. O aluno no sistema sócioconstrutivista não é visto apenas como uma tábua rasa, mas sim como um ser que possui conhecimentos próprios que necessitam ser trabalhados e não anulados ,como ocorre muitas vezes, dessa fora a criança desenvolve, desde muito cedo, um conhecimento crítico e questionador. Em relação a alfabetização muitos acreditam que as criança só aprende a ler com a sua iniciação escolar o que não é verdade, pois muitas já possuem um conhecimento sabendo ligar nomes a símbolos e podendo diferenciar dessa forma até mesmo letras. Afinal tudo começou com símbolos e seus significados, não com letras e palavras!!!!

Alfabetização através de jogos e incentivo a leitura desde cedo!!!!!



Nada melhor do que aprender e au mesmo tempo se divertir, sem dúvidas essa é a melhor forma de ensinar uma criança.






O ímportante não é apenas incentivar a leitura, mas sim torna-la interessante para a criança, pois assim ela desde cedo começa a criar o hábito de ler por diversão e não obrigação. Isso é o mais importante ao meu ver.

PROPÓSITOS GERAIS

1. Manusear múltiplas ferramentas tecnológicas, proporcionando a expressão linguagens diferenciadas e a evidência de aprendizagens múltiplas;2. Proporcionar a integração entre teoria e prática no âmbito do ensino da língua materna;3. Evidenciar os processos de aprendizagem relativos aos conhecimentos específicos da disciplina Tendências Atuais do Ensino de Língua Portuguesa 1 – Educação Infantil;4. Vivenciar a avaliação formativa como princípio teórico/prático para o trabalho pedagógico do professor e dos graduandos de modo a propiciar uma atuação conjunta para promover as aprendizagens;5. Sistematizar as produções para evidenciar os progressos nas aprendizagens;PROPÓSITO ESPECÍFICO:
1. Registrar minha trajetória pela disciplina para servis de subsídio para a minha auto-avaliação de apredizagem;
2. Ser mais critica e exigente com os meus trabalhos;
3. Forma de avaliar o desempenho do aluno observando seu ritmo de aprendizagem.DESCRITORES:1. Cumprimento dos propósitos gerais;2. Cumprimento do propósito específico;3. Cumprimento de prazos (postagens semanais, socializações agendadas, etc)4. Construção processual (ao longo do semestre)5. Organização que facilita a compreensão das produções;6. Apresentação de análise/reflexão das produções e de outros materiais incluídos;7. Correção linguística dos textos (conforme as situações comunicativas, aos gêneros e aos tipos textuais, etc.)8. Utilização de múltiplas linguagens (vídeo, áudio, imagens, etc.)9. Existência de materiais complementares relacionados às temáticas discutidas;10. Apresentação de síntese conclusiva;11. Apresentação de avaliação final do processo de construção e elaboração do portfólio;

sábado, 30 de maio de 2009

Jogos educativos.

Dominó das palavra.

Objetivo:

*Reconhecer objetos e seus respectivos nomes.
*Facilitar o aprendizado das palavras.
*Criar um interesse maior pelo aprendizado
*Tornar divertido o ato de aprender.

Serão produzidas peças de dominó diferenciado, de um lado é colocado uma imagem e do outro um nome de um outro objeto qualquer, cada aluno pega um número determinado de peças inicia-se o jogo, cada imagem deverá ser ligada com o seu nome exemplo:

Uma peça possui um "rato"(desenhado)e uma bola(escrito), o aluno deverá ligar a figura com o desenho de uma "bola" á palavra "bola" e assim sucessivamente.



Jogo das iniciais.

Objtivo:

*Destingir letras.
*Diferencia objetos reconhecendo suas iniciais.
*Tornar divertido o ato de aprender.
*Criar um interesse maior pelo aprendizado


Elaborar peças de no estilo jogo da memoria com desenhos e letras que representem as inicias de cada um desses. Após feito isso se coloca todas as peças viradas com as imagens para cima e cada aluno deve escolher um desenho e sua letra inicial.

sexta-feira, 15 de maio de 2009

Gênero Textual e Tipologia Textual.

Gênero Textual é definido pelo autor como uma noção vaga para os textos materializados encontrados no dia-a-dia e que apresentam características sócio-comunicativas definidas pelos conteúdos, propriedades funcionais, estilo e composição característica.

Tipologia Textual é um termo que deve ser usado para designar uma espécie de seqüência teoricamente definida pela natureza linguística de sua composição. Em geral, os tipos textuais abrangem as categorias narração, argumentação, exposição, descrição e injunção .

Aula sobre Portfólio Eletrônico, dia 16/04/2009

Nessa aula foi trabalhado o texto: “Construindo o Portfólio Eletrônico”, do Professor Ivanildo Amaro, nesse dia tivemos uma noção sobre portfólio eletrônico e aprendemos como construi-lo. Notamos que poderia não ser o mais fácil dos trabalhos, porém também não era nada ultra complexo. Então o desafio foi lançado, o prfessor Ivanildo pediu que cada aluno criasse seu blog e trabalhasse com ele. No começo não gostei muito da ideia, porém noto que é bem legal, pois dessa forma teremos mais uma ferramenta em mãos.

quinta-feira, 7 de maio de 2009

Carta de apresentação

Duque de Caxias, 4 de maio de 2009



Caros Blogeiros e leitores,

Meu nome é Mariana de Freitas, tenho 20 anos e estou no 5° período de pedagogia e fiz esse blog com o intuito de não só de trabalhar matérias acadêmicas, mas também dividir experiências e interagir com pessoas que tenham afinidades com a área pedagógica.
Aqui estarei postando coisas interessantes a respeito da educação, espero que este blog seja de grande utilidade e que possa não somente aprender, mas trocar muito conhecimento.
A criação do blog foi sugestão do professor Ivanildo Amaro de Tendências Atuais da Língua Portuguesa, aqui se propõe trabalhar aspectos ligados a aos métodos de alfabetização e a iniciação da criança na no sistema educacional.
Eu espero que esse blog ainda dure muito tempo e faça muitas postagens interessantes nele, não deixe de lado como todos os outros blogs que eu fiz até hoje e não levei a diante.