quarta-feira, 1 de julho de 2009

Texto: Os problemas cognitivos envolvidos na construção da representação escrita da linguagem.

Os problemas cognitivos envolvidos na construção da representação da escrita.
Emília Ferreiro.

O texto fala sobre a construção da linguagem dividindo cada etapa de aprendizagem em níveis diferentes. Para Piaget os erros que as crianças cometem para procurar a solução dos problemas possuia uma lógica, e Piaget passou a trabalhar em torno disso procurando explicar como existe essa ligação entre o erro e a construção da aprendizagem.



1)No nível Pré-Silábico:
*não se busca correspondência com o som, não estabelece vínculo entre a fala e a escrita;
*as hipóteses das crianças são estabelecidas em torno do tipo e da quantidade de grafismo;
*diferencia entre desenho e escrita;
*utiliza no mínimo duas ou três letras para poder escrever palavras;
*representa coisas e usa desenhos para escrever;
*usa letras do próprio nome ou letras e números na mesma palavra;
*na maioria das vezes escreve coisas que só ela entende;


2)No nível Silábico:
*a criança compreende que as diferenças na representação escrita está relacionada com o "som" das palavras, o que a leva a sentir a necessidade de usar uma forma de grafia para cada som. Utiliza os símbolos gráficos de forma aleatória, usando apenas consoantes, ora apenas vogais, ora letras inventadas e repetindo-as de acordo com o número de sílabas das palavras.

-Silábico Alfabético:
*convivem as formas de fazer corresponder os sons às formas silábica e alfabética e a criança pode escolher as letras ou de forma ortográfica ou fonética.
*a criança já tem noção que a escrita representa o som da fala;
*já combina vogais ou consoantes;

3)Nível Alfabético:
*a sílaba não pode ser considerada uma unidade e que pode ser separada em unidades menores;
*já tem noção que a escrita tem uma função social: a comunicação;
*compreende o modo de construção do código da escrita;
*já sabe diferenciar sílabas;
*Possui noção silábica e já sabe construir palavras;








"Fazer é compreender, é compreender em ação, a minha hipótese é que ação constitui um conhecimento autônomo"

Jean Piaget

Nenhum comentário:

Postar um comentário