quinta-feira, 13 de outubro de 2011

Poesia 


Pode-se dizer que a Poesia emociona através das palavras, ela existe de uma pessoa e passa para a outra tocando e sensibilizando o leitor da mesma.


Poesia é o que em Caráter do que emociona, toca a sensibilidade. Sugerir emoções por meio de uma linguagem. (FERREIRA, 1993)*










 Bilhete 




O Bilhete constitui-se de um recado informal, sendo este breve, tendo por prioridade passar uma informação mais objetiva. 
Ex: Quero falar com você!





 Poema



Poema é uma obra em verso em que há poesia.




Diferença ente Poema e Poesia:





"Se o poema é um objeto empírico e se a poesia é uma substância imaterial, é que o primeiro tem uma existência concreta e a segunda não. Ou seja: o poema, depois de criado, existe por si, em si mesmo, ao alcance de qualquer leitor, mas a poesia só existe em outro ser: primariamente, naqueles onde ela se encrava e se manifesta de modo originário, oferecendo-se à percepção objetiva de qualquer indivíduo; secundariamente, no espírito do indivíduo que a capta desses seres e tenta (ou não) objetivá-la num poema; terciariamente, no próprio poema resultante desse trabalho objetivador do indivíduo-poeta." 
(LYRA, 1986)



REFERÊNCIA:
FERREIRA, Aurélio Buarque de Holanda. Minidicionário Aurélio da Língua Portuguesa. Rio de Janeiro: Nova Fronteira, 1993.
LYRA, Pedro. Conceito de Poesia. São Paulo: Ática, 1986.







Nenhum comentário:

Postar um comentário