sexta-feira, 30 de setembro de 2011

Portfólio eletrônico: Uma ferramenta a favor do professor.

A avaliação, muita das vezes, é o pesadelo de crianças e jovens em idade escolar. Mas a grande questão é: Porque temer algo que possui propósitos positivos e serve para auxiliar na aprendizagem do aluno em questão?

Avaliação formativa é uma processo avaliativo que objetiva identificar dificuldades do educando tendo como foco primordial o seu desenvolvimento pleno. Avaliação não pode estar voltada para o fracasso ou sucesso, mas sim, para o desempenho do aluno ou da instituição de ensino, levando em consideração os caminhos feitos para a obtenção de determinados conhecimentos e conceitos. Para que essa avaliação ocorra de maneira, não somente efetiva, mas também positiva, é necessário que o professor crie uma mentalidade diagnóstica, para intervir positivamente na aprendizagem do aluno.Antagonicamente a avaliação classificatória, a formativa visa identificar dificuldades do educando, para em contra partida auxilia-lo na sua formação, já a classificatória classifica de acordo com o desenvolvimento intelectual de cada aluno, podendo gerar uma avaliação informal.
Novas tecnologias surgem a favor do professor, o mesmo não deve estagnar-se e evoluir junto a sociedade, pois somente desta maneira será possível, ao profissional de educação, adaptar-se as necessidades atuais.
O portfólio eletrônico é uma inovadora ferramenta para educação, tendo em vista que a mesma trabalha diferentes conceitos e conteúdos de uma forma mais interessante aos educandos envolvidos. Nos assuntos ligado a língua portuguesa pode-se trabalhar leitura e escrita além de elaboradas dinâmicas em grupo.
O principal aspecto positivo quando pensa-se em portfólio eletrônico é a autonomia dada ao aluno, pois esse passa a produzir seus próprios materiais a partir das vivências em sala. Assim o aluno passa de ouvinte para produtor de conhecimento.     



Um comentário:

  1. Gostei muito da sua reflexão... Ela contribui muito para percebermos como vocês vêem a avaliação formativa e a possibilidade do trabalho com o blog como ferramenta que contribui para uma avaliação menos classificatória e excludente...

    Abs
    Ivan

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