sexta-feira, 14 de outubro de 2011

Gêneros Textuais- Definição e funcionalidade

O texto proposto faz uma explicação rica sobre os gêneros textuais, utilizando-se de uma linguagem exemplificada, que torna possível uma visualização a respeito dos diferentes tipos de gêneros abordados.


Em um primeiro momento da leitura o autor nos faz uma contextualização histórica sobre os gêneros textuais, como os mesmos surgem e ganham respaldo na vida cultural e social. O autor ainda nos mostra que esses gêneros não são "estanques e enrijecedores", pelo contrário, esses gêneros caracterizam-se pelo caráter maleável, dinâmico e plástico, podendo modificar-se de suas formas comuns através dos tempos.


Na leitura do texto pode constatar-se que além de aliadas, as novas tecnologias proporcionam o surgimento de novos gêneros textuais. Através da tecnologia a comunicação fica mais viável e moderna, o novo ganha espaço e gêneros textuais novos significantes. Surgem os suportes diferenciados como telefone, computadores, cujos, através dos mesmo serão gerados os gêneros textuais, como, o telefonema ,o email, as aulas virtuais, entre outros.  





Através da leitura do texto "Gêneros Textuais- definição e funcionalidade", de Marcuschi, foi criada a presentação de slides a seguir.



Nenhum comentário:

Postar um comentário