quinta-feira, 13 de outubro de 2011

PCN: PARÂMETROS CURRICULARES NACIONAIS: ALGUNS OBJETIVOS.

PCN: PARÂMETROS CURRICULARES NACIONAIS  Língua Portuguesa.


 ¨A produção de discursos não acontece no vazio. Ao contrário, todo discurso se relaciona,
de alguma forma, com os que já foram produzidos. Nesse sentido, os textos, como resultantes da
atividade discursiva, estão em constante e contínua relação uns com os outros. A esta relação
entre o texto produzido e os outros textos é que se tem chamado intertextualidade.¨



Os Parâmetros Curriculares Nacionais indicam como objetivos do ensino fundamental que
os alunos sejam capazes de:

 * compreender a cidadania como participação social e política, assim
  como exercício de direitos e deveres políticos, civis e sociais, adotando, no dia-a-dia, atitudes de solidariedade, cooperação e repúdio às
  injustiças, respeitando o outro e exigindo para si o mesmo respeito;
* posicionar-se de maneira crítica, responsável e construtiva nas diferentes situações sociais, utilizando o diálogo como forma de mediar
  conflitos e de tomar decisões coletivas; 
* conhecer características fundamentais do Brasil nas dimensões sociais, materiais e culturais como meio para construir progressivamente
  a noção de identidade nacional e pessoal e o sentimento de pertinência
  ao País;
* conhecer e valorizar a pluralidade do patrimônio sociocultural brasileiro, bem como aspectos socioculturais de outros povos e nações,
  posicionando-se contra qualquer discriminação baseada em diferenças
  culturais, de classe social, de crenças, de sexo, de etnia ou outras
  características individuais e sociais;
* perceber-se integrante, dependente e agente transformador do
  ambiente, identificando seus elementos e as interações entre eles, contribuindo ativamente para a melhoria do meio ambiente;
* desenvolver o conhecimento ajustado de si mesmo e o sentimento de
  confiança em suas capacidades afetiva, física, cognitiva, ética, estética, de inter-relação pessoal e de inserção social, para agir com perseverança na busca de conhecimento e no exercício da cidadania;
* conhecer e cuidar do próprio corpo, valorizando e adotando hábitos
  saudáveis como um dos aspectos básicos da qualidade de vida e agindo
  com responsabilidade em relação à sua saúde e à saúde coletiva;
* utilizar as diferentes linguagens — verbal, matemática, gráfica, plástica
  e corporal — como meio para produzir, expressar e comunicar suas
  ideias, interpretar e usufruir das produções culturais, em contextos públicos e privados, atendendo a diferentes intenções e situações de comunicação;
* saber utilizar diferentes fontes de informação e recursos tecnológicos
  para adquirir e construir conhecimentos;
* questionar a realidade formulando-se problemas e tratando de resolvê-
  los, utilizando para isso o pensamento lógico, a criatividade, a intuição,
  a capacidade de análise crítica, selecionando procedimentos e
  verificando sua adequação.

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